Postura correta, qual a importância na hora de tocar

QUAL A IMPORTÂNCIA DA POSTURA CORRETA NA HORA DE TOCAR

Tenho certeza que sua mãe já disse a você alguma vez na vida: OLHA A POSTURA CORRETA!!! CUIDADO COM A COLUNA!!!!!

Pois é, a sua mãe está certíssima sobre esse assunto. Ter uma boa postura é imprescindível a todo aquele que quer tocar ou já toca algum instrumento musical.

Neste artigo quero bater um papo sobre isso mesmo: a importância da postura correta ao tocar um instrumento de sopro. Mesmo sendo ele o trompete, trombone, tuba, bombardino ou trompa.

Pode parecer uma coisa irrelevante. Talvez você já tenha até pensado “ah, mas é o som que importa”.

Engana-se! Prezar pela postura se relaciona diretamente com a qualidade do som que você faz.

Ok, mas antes de prosseguir, quero te trazer uma imagem.

Você já ouviu falar que para uma casa não cair deve-se fazer um bom alicerce?

Isso é tanto verdade que os engenheiros afirmam que, dependendo do tamanho do prédio, mais profunda deve ser a sua fundação para dentro da terra.

Este é um princípio arquitetônico tão antigo, mas tão antigo que até mesmo Jesus, há mais de 2000 anos atrás, comparava a fé com uma casa a ser edificada sobre uma base bem sólida, sobre a rocha.

Nesse sentido, essa máxima também serve para alunos e músicos profissionais do sopro. 

No caso, o alicerce aqui se chama POSTURA. 

Sim, é a postura a base que garante evolução progressiva da técnica do aluno. E quanto mais profunda é a consciência do aluno sobre o assunto, mais espaço ele tem para crescer.

É sobre isso que quero tratar, da importância da postura correta para tocar qualquer instrumento de sopro.

Também vou mostrar como é a postura correta para se tocar sentado e em pé.

Então bora pra leitura, endireite essa coluna e venha comigo até o final.

POSTURA CORRETA, POR QUE ME PREOCUPAR?

Tem uma frase impressionante que resume muito bem o porquê você e todos os músicos de sopro devem se preocupar com a postura correta ao tocar. 

Uma boa postura deve ser entendida como a inter-relação entre o intérprete, seu corpo e seu instrumento.

Quem disse isso foi o professor inglês William Waterhouse, professor de fagote da Royal Northern College of Music, de 1966 até 1996.

De acordo com ele, a boa postura está diretamente relacionada à respiração, embocadura e a agilidade dos dedos na hora de “dedilhar” o instrumento.

RESPIRAR DEPENDE DA POSTURA CORRETA

O professor Waterhouse vê ligação direta entre a respiração, boa postura e boa sonoridade.

Aliás, eu consigo te explicar sobre o assunto usando uma pequena ilustração.

Imagine uma mangueira de jardim jorrando água pelo esguicho.

Se você dobrá-la ou torcê-la de alguma maneira, o fluxo de água diminui. Em outras palavras, a  eficiência da mangueira acaba sendo comprometida, não é verdade?

Logo, pode-se dizer que o mesmo ocorre quando você se senta de maneira torta ao tocar o seu instrumento.

Quando a coluna está ereta e a postura relaxada,  todo o tronco é liberado (diafragma, costelas e tórax) para que o sistema respiratório trabalhe livre e completa.

Isso contribui, por exemplo, para a expansão da tessitura (que é a nossa capacidade de tocar notas muito graves ou muito agudas), para a flexibilidade das notas, a dinâmica ou em qualquer outro aspecto técnico ligado ao fluxo e coluna de ar.

O segredo, portanto, é sempre prestar atenção no alinhamento da cabeça, pescoço e coluna.

postura-correta

A POSTURA CORRETA É QUESTÃO DE SAÚDE

Sim, exatamente isso que você leu: postura é saúde.

Quero separar esse capítulo para te contar um relato pessoal. 

Em minha época de aluno de violão, dos 10 aos 15 ou 16 anos, eu passava muito tempo estudando música numa postura torta.

Aos 18 anos, o meu corpo todo estalava. Eu parecia o Robocop desajustado.

Foi quando descobri que eu estava  tombado para frente e virado para o lado esquerdo, tudo porque eu passava muito tempo tocando com o braço esquerdo apoiado sobre a perna esquerda.

Isso é um péssimo costume, na verdade.

Ignorar a postura correta não me ajudou em nada. A real é que até hoje tenho constantes dores nas costas por conta disso. 

Mesmo com remédios e fisioterapia, eles não foram suficientes para me “endireitar”.

Enfim, é algo que tenho que conviver.

Assim sendo, ter uma postura correta é questão de saúde.

TOCANDO EM PÉ E TOCANDO SENTADO

Mais uma vez vou recorrer ao professor Waterhouse. Ele tem um capítulo inteiro dedicado à boa postura em seu livro “Fagott”. Aliás, você pode ler esse capítulo na integra clicando aqui.

Este capítulo trás um debate interessantíssimo sobre o tocar em pé e o tocar sentado que quero transcrever um trecho aqui para você. Vale a pena muito a leitura.

Pode-se constatar uma admirável melhora da qualidade sonora quando um coro amador canta em pé uma passagem, comparada à mesma passagem cantada anteriormente sentado. Da mesma maneira que um orador profere seu discurso preferentemente em pé do que sentado, pode-se argumentar que o tocar em pé ao invés de sentado tem vantagens

Uma das vantagens é que “os músculos costais (com os quais os da perna estão relacionados) têm de participar de uma maneira maior [em pé] do que quando sentados, e eles fornecem uma contribuição adicional para o apoio da respiração”.

É muito fácil entender o porquê dessa “melhora de qualidade sonora”: o corpo está livre quando se está em pé do que quando se está sentado.

Resumindo, o pensamento deve ser o mesmo quando se toca o trompete em pé ou quando se toca sentado, 

  • buscar alinhar a cabeça, pescoço e costas verticalmente numa linha 
  • e tentar compensar os efeitos da gravidade e evitar contrações e  tensões desnecessárias.

PASSO A PASSO DA POSTURA CORRETA

Até aqui apontei alguns pontos importantes sobre a importância da boa postura ao músico de sopro.

  • Comparei com um alicerce de uma casa;
  • Relacionei a postura diretamente à boa sonoridade do instrumento,
  • Testemunhei que postura é (antes de tudo) questão de saúde,
  • E apresentei o conceito básico de tocar sentado ou tocar em pé. 

Agora, está na hora de falar do passo a passo da postura correta, pensando em construir ou corrigir a postura.

Postura sentado

  • Antes de sentar, empine o bumbum e sente deste modo;
  • Pés, joelhos e coxas devem estar alinhados ao quadril;
  • Pés paralelos e firmes no chão, nada de jogá-los para debaixo da cadeira ou cruzar as pernas,
  • Ombros girados para trás e para baixo (isso abre o tórax);
  • Pescoço e cabeça alinhados a linha da coluna vertebral;
  • Queixo paralelo ao chão e olhos olhando para frente (regule a estante de partitura de modo consiga enxergar o maestro por cima dele);
  • Cotovelos soltos e relaxados, descolados do tronco, formando um triângulo com o instrumento.

Postura em pé

  • Pés separados, paralelos e firmes no chão;
  • Joelhos levemente flexionados;
  • Pés, joelhos e coxas na mesma linha do quadril;
  • Encaixar o quadril, contraindo os glúteos e o abdômen;
  • Ombros girando para trás e para baixo;
  •  Pescoço e cabeça alinhados a linha da coluna vertebral;
  • Queixo paralelo ao chão e olhos olhando para frente;
  • Cotovelos soltos e relaxados, descolados do tronco, formando um triângulo com o instrumento.

CONCLUSÃO

Tenho certeza que agora está bem claro o quanto é importante construir a postura correta para tocar qualquer instrumento musical.

Aqui neste artigo foquei nos instrumentos de sopro, que é a grande parte dos leitores deste blog. Mas o eu expliquei vale para qualquer um.

Antes de encerrar, quero dizer umas últimas palavras. O professor Waterhouse ressalta, em seu já citado livro, que a boa postura  (aquela postura correta para tocar) é influenciada por fatores do biotipo de cada pessoa.

Ou seja, sentar corretamente depende do tamanho da cadeira e da estatura do músico, por exemplo.

Imagina uma pessoa com pernas mais longas sentada num banco mais baixo. Isso causará desconforto, o que certamente atrapalhará  o desempenho do músico.

Pensar  sobre esses detalhes vai fazer você melhorar (e muito) o seu jeito de tocar.

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