Você sabe dizer quais são os músculos da boca?
Você não conhece os músculos da boca?!?! Então deveria saber!
O que parece ser uma informação essencialmente técnica e científica (para não dizer chata), conhecer a anatomia da face é, sem dúvida, seu o melhor trunfo para desenvolver a sua embocadura mais rapidamente.
Porque se você estudar somente as suas escalas por longas horas durante vários meses, provavelmente, isso não vai te levar a um progresso tão sólido como se imagina.
Pelo contrário, esse estilo “mão na massa desenfreado” de estudar, sem a devida instrução e consciência corporal, pode até causar estresse físico (uma vez que a embocadura é formada por músculos como qualquer outro) e mental (já que o resultado nunca vem como esperado).
Com este artigo, quero conversar sobre este assunto com você.
Em primeiro lugar, eu vou provar por A+B o porquê é tão importante, assim, estudar a anatomia da embocadura. Depois vou te apresentar quais são os músculos da boca que compõem a embocadura. Vou falar os seus nomes, demonstrar as suas funções e como usá-los de forma mais eficiente.
Para concluir, quero propor um exercício para você aplicar e aproveitar o melhor que este conteúdo possa oferecer.
Inegavelmente, este conhecimento é o que “separa os meninos dos homens”.
A eficiência dos músculos da boca na embocadura
Os Professores Doutores Matthias A. Bertsch, da Universidade de Música e Artes performáticas, e Thomas Maca, do Departamento de Angiologia Médica do Hospital Geral de Viena, Alemanha, realizaram uma pesquisa muito interessante com um grupo diversificado de trompetistas.
Eles queriam saber quais os músculos da boca eram mais usados pelos músicos durante uma sessão de exercícios de aquecimento.
Para isso, reuniram seis alunos iniciantes (média de 4 anos de prática), cinco estudantes (média de 13 anos de prática) e cinco profissionais (média de 22 anos de carreira) que foram fotografados por uma câmera de infravermelho, no Hospital Geral de Viena (AKH).
Bateram duas imagens de cada trompetista que você pode analisá-las a seguir.
A imagem da esquerda representa o momento antes de tocar, e outra (da direita) representa o momento após a sessão de exercício.
A ideia era comparar as fotografias e descobrir quais os músculos mais utilizados e quem os usava de maneira mais eficiente.
Para isso, as cores vermelhas evidenciam o aquecimento muscular devido ao aumento do fluxo sanguíneo, por consequência do estímulo.
Compare os resultados.
As fotografias dos alunos iniciantes mostram um aquecimento assimétrico dos músculos. É possível também perceber a cor vermelha na região do músculo responsável pelo sorriso.
Já nas fotos dos estudantes, a cor vermelha demonstra uma área muito maior de aquecimento.
As imagens dos profissionais, no entanto, evidenciam a concentração de aquecimento na região dos músculos do queixo e ao redor da boca.
De acordo com os professores,
“Os profissionais aquecem muito mais simetricamente do que os iniciantes. Não só a simetria, mas também a intensidade do aquecimento é muito mais focada na área da embocadura. Os músicos menos experientes expressaram um padrão termográfico não homogêneo. Os trompetistas profissionais mostram uma embocadura mais compacta, econômica e homogênea.”
Em conclusão, os trompetistas profissionais só conseguem os seus grandes feitos virtuosismos porque compreendem a anatomia humana e faz com que trabalhe da melhor maneira.
Uma vez que você também entender isso, com certeza dará um salto incrível de qualidade técnica.
Os músculos da embocadura e suas funções
Os músculos da embocadura devem estar esticados para que o ar passe pelos lábios com a finalidade de os fazer vibrar; assim como são as pregas vocais, as cordas do violão ou a pele do tambor. Caso ao contrário, não há som
O professor Philip Farkas demonstra este conceito através de um experimento muito simples.
Pegue uma lata de leite em pó vazia e coloque dentro de um saco de pano com amarril. Assim como a lata representa o nosso crânio, o saco de pano representa os lábios, queixo e toda musculatura.
Para tirar o som dessa engenhoca é necessário, em primeiro lugar, fechar a boca do saco, puxando bem forte o amarril e, em seguida, recolher todo o tecido frouxo, amarrando-o atrás da lata.
Apenas dessa forma que você consegue esticar o tecido suficientemente para fazer o som.
É exatamente esse o princípio da embocadura. Cada músculo da face deve ser “puxado” em direções opostas a fim de criar condições necessárias para que o ar, ao passar pelos lábios e produzir a vibração.
Do mesmo modo é com as cordas do violão, presas em lados opostos do instrumento.
Quando o amarril é puxado, a boca do saco se fecha e enruga, assim como os lábios beijando. Este enrugamento nos lábios é causado pela contração dos músculos chamados de “orbiculares oris”, localizados ao redor da boca.
O tecido frouxo amarrado atrás da lata é similar aos lábios sorrindo.
Nesse sentido, é uma força exercida na direção oposta à primeira, por isso esticando a pele.
Aliás, o músculo da face responsável por nos fazer sorrir se chama “risório”.
Além disso, há também a ação do maxilar e os músculos “depressores do ângulo oris” que permitem “puxar” os lábios e os dentes para baixo, com a finalidade de separá-los e criar uma pequena abertura labial.
Ao final de tudo, temos a configuração perfeita da embocadura sorriso enrugado.
É nesse verdadeiro cabo-de-guerra, onde músculos são contraídos em direções opostas, que formam as condições essenciais para a produção do som.
Como usar esse conhecimento em seu favor
Legal, agora que você leu até aqui, com certeza deve estar se perguntando: “ok, tudo isso é muito lindo e maravilhoso, mas como devo aplicar todas essas coisas na prática?”
Para isso, quero te propor um exercício.
Da próxima vez que você tocar o seu instrumento, pegue um espelho, ponha na sua frente e veja os seus músculos da embocadura trabalharem.
Reflita sobre o experimento do professor Farkas e observe as forças das contrações musculares agindo em direções opostas. Certifique o quanto isso é verdadeiro.
Se for necessário, aperte o seu rosto e sinta os músculos contraídos.
Depois se imagine na pesquisa dos professores Bertsch e Maca e pergunte-se: “qual é a imagem revelada pela câmera de infravermelho? Quais são as regiões musculares com mais aquecimento, isto é, as mais usadas?”
Este exercício é o melhor momento para se corrigir algum defeito, ou mesmo testar, comparar e analisar uma embocadura nova, se esse é o seu caso.
Não seja tímido, quanto mais você se conhecer, adquirir consciência do seu próprio corpo, melhor você vai tocar.
Conclusão
Espero ter deixado bem claro o quanto é importante saber tudo sobre anatomia da face. Principalmente, conhecer sobre os músculos envolvidos na embocadura.
Em síntese, o detentor de tal conhecimento consegue desenvolver-se mais solidamente, tanto sua técnica quanto a produção do som no instrumento.
Pois,de acordo com o Professor Roy Stevens disse em seu livro “Embouchure Self-Analysis”:
A fraqueza da embocadura não é indicativo de fraqueza muscular, mas, sim, do uso incorreto das combinações dos músculos […].
Você sabe dizer quais são os músculos da embocadura? Depois deste artigo, certamente sim!
Ótimo texto, muito técnico
Com embasamento científico.
Obrigado, Daniel!
Excelente artigo, bem esclarecedor e pedagógico.
Muito obrigado, Israel!