exercício de respiração

EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO PARA MÚSICOS DE SOPRO – GUIA ESSENCIAL PARA INICIANTES

A primeira preocupação que todo e qualquer aluno de instrumento de sopro deve ter é aprender a respirar, em outras palavras, praticar exercício de respiração. 

Aliás, o aluno que sabe controlar bem o “entra e sai do ar” no pulmão tem o domínio completo do som do seu instrumento.

Só para exemplificar, quando se tem esse controle, as notas mais agudas ou as notas mais graves saem sem muito sofrimento. 

Em síntese, tudo está diretamente ligado à respiração e ao fluxo de ar.  

Parece tudo muito óbvio, não é verdade?

Mas não é assim que acontece.

O professor de trompete da Faculdade da Cantareira Amarildo Nascimento percebeu que os alunos de sopro que chegaram ao nível mais avançado não tinham uma boa instrução sobre como respirar para tocar seus instrumentos.

Sua hipótese é que esses alunos não aprenderam de forma sistemática ou simplesmente desconhecem a importância da respiração correta para tocar melhor.

Eu mesmo, nas minhas aulas, não priorizava o ensino da respiração como conteúdo inicial.

Por uma única razão: a criançada quer, primeiramente, tocar o seu instrumento e tenho certeza que você também quer!

Com o intuito de corrigir e preencher essa nossa lacuna (a minha e a sua) foi que eu resolvi escrever este artigo:

É um GUIA ESSENCIAL PARA INICIANTES sobre EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO PARA MÚSICOS DE SOPRO.

O objetivo é falar da importância da respiração. 

Para começar, quero tratar do funcionamento do sistema respiratório.

Depois vou apresentar os diferentes tipos de respiração.

E, finalmente, passar uma lista de 4 exercícios para desenvolver essa técnica tão imprescindível a todos que tocam qualquer instrumento de sopro.

Você quer tocar melhor, esse artigo é para você.

Então, bora aprender a respirar?

IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO PARA O MÚSICO DE SOPRO

O trompete, o trombone, a tuba, o bombardino, a trompa, as flautas e vários outros são chamados instrumentos de sopro porque usam o ar como combustível para produzir as suas notas musicais

No  todo, quanto maior a qualidade de ar respirado, melhor será a vibração labial (a embocadura) e, como resultado, mais bonito será o som. 

O grande Professor Adolph Herseth, antigo trompetista da Orquestra Sinfônica de Chicago, sempre dizia que todas às vezes que nosso som é bom, significa que a nossa respiração é boa.

Existem outros vários benefícios que a boa respiração trás ao músico de sopro, por exemplo: a respiração mais profunda “estimula as células do cérebro, aumentando a criatividade e o poder de concentração. Quando respiramos bem, nossa energia aumenta, o stress diminui,  […] dormimos melhor, temos mais resistência. Tudo em nosso organismo é afetado pela respiração”, como explica o blog Abdalan.

A RESPIRAÇÃO COTIDIANA E A RESPIRAÇÃO DO MÚSICO DE SOPRO

Você viu quantos benefícios há em respirar corretamente? 

Logo, deve ter percebido o quanto (é sim) necessário praticar exercício de respiração, diariamente.

Só que agora, com toda a certeza, você deve estar dizendo: mas eu já sei respirar!!!!!

De fato sabe sim, senão nem vivo estava.

Contudo, a respiração usada no dia a dia é diferente da respiração utilizada para tocar.

Para ajudar na aprendizagem dos meus alunos, eu gosto muito de ilustrar essas diferenças contando a seguinte historinha:

Imagine que um carro vai ao posto de gasolina colocar um pouco de combustível no tanque. Certamente, esse veículo voltará mais cedo ao posto para reabastecer.

Ao contrário, agora imagine que esse mesmo carro encha todo o tanque. Como resultado, o veículo não voltará ao posto tão cedo, ele vai rodar mais pela cidade.

Assim é na nossa vida: respiramos pequenas porções de ar em intervalos rápidos e constantes, o suficiente para deixar o corpo vivo e saudável.

Porém, para tocar um instrumento de sopro (ou até mesmo cantar) é necessário inalar maiores quantidades de ar em intervalos mais espaçados de tempo. 

O Professor Amarildo Nascimento explica que a respiração cotidiana não é suficiente para tocar um instrumento de sopro porque é necessário maior quantidade de volume e de pressão de ar para se produzir o som e obter a necessária interpretação.

A RESPIRAÇÃO ESPECIALIZADA E A RESPIRAÇÃO COMPLETA

O grande mestre e tubista da Orquestra de Chicago Arnold Jacobs dizia aos seus alunos que à respiração do dia a dia não é preciso saber o seu processo de funcionamento. Mas para um músico de sopro é importantíssimo que ele tenha um entendimento detalhado sobre fisiologia do processo de respiração.

Para o professor, “quando o instrumentista de sopro procura entender um pouco sobre o funcionamento da respiração, e também quando passa a ter o hábito de praticá-la, existe uma melhora significativa na maneira de como se respira para aplicação em seu instrumento”.

Jacobs chama essa respiração de respiração especializada.

Mas como é isso?

Vamos fazer alguns testes juntos.

TESTE 1

Imagine e simule que você ofegante porque correu muito rápido de um ponto ao outro.

É possível que você faça o que se chama de Respiração Alta, ou seja, uma respiração onde só a parte de cima do tronco (tórax e ombros) se movimente.

Esse tipo de respiração (que por sinal é bem comum em situações de estresse, excitação ou cansaço) corresponde a apenas 10% da capacidade pulmonar.

“É o pior tipo de respiração”, segundo o blog Abdalan, “pois requer o máximo de energia com o mínimo de benefício”.

TESTE 2

Posicione as suas mãos, sobre o tronco, de tal forma que os dedos se encostam. Agora respire normalmente. Busque separar os dedos na hora que inspirar o ar.

Repare que o diafragma é empurrado para cima, a barriga (abdômen) fica contraída, as costelas se abrem para fora e o peito fica parcialmente expandido.

Neste exato momento você está fazendo a respiração média, também chamado de respiração intercostal.

Esse tipo de respiração corresponde a 30% da capacidade do ar.

TESTE 3

Deite numa superfície confortável e respire de forma relaxada.

Observe que quando você inspira a barriga se enche de ar; ao contrário, quando você expira (o ar sai) a sua barriga murcha.

Esse é o mesmo tipo de respiração dos bebês enquanto dormem. É chamado de respiração baixa ou respiração diafragmática.

Aliás, ela é muito ensinada por professores de sopro e de canto. 

A respiração diafragmática corresponde a 60% da capacidade pulmonar.

A combinação destes 3 tipos de respiração é chamada de RESPIRAÇÃO COMPLETA.

Na sequência, vou passar uma lista de 4 exercícios para praticar diariamente e desenvolver a tão importante respiração especializada.

4 EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A RESPIRAÇÃO

Estes próximos exercícios precisam ser feitos todas as vezes antes de tocar.

Eles também podem ser feitos durante a sua rotina cotidiana, por exemplo: indo ao trabalho, no trânsito, assistindo um filme, lavando louça.

Não importa, qualquer hora é um bom momento para praticar !

Lembre-se, a prática tem de ser diária. Só assim os resultados vêm.

Antes de tudo, aqui vão algumas orientações:

  • Postura correta;
  • Corpo relaxado; 
  • Soltar os braços ao longo do tronco;
  • Manter o peito pra cima e sempre pra frente;
  • Não deixe o ar acabar antes da nova inspiração.

EXERCÍCIO 1

Feche os olhos, tente se isolar do mundo, foque na sua respiração e no seu corpo.

Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar tranquilamente pela boca.

Preste atenção nos movimentos do seu corpo. 

Repare que o abdômen vai para cima e para baixo. Também observe se há os movimentos laterais das costelas. Não se esqueça dos movimentos que o seu peitoral faz.

Sinta e reflita sobre tudo o que leu e aprendeu até aqui.

Aqui é a hora de aplicar os testes que fizemos anteriormente.

EXERCÍCIO 2

Este próximo exercício foi criado pelos professores Charles Vernon e Roger Bobo, e serve para desenvolver a flexibilidade e coordenação da respiração

Inspire pequenas e rápidas quantidades de ar até que os pulmões estejam completamente cheios. 

Prenda o ar por uns 4 segundos e depois solte-o com muito vigor, em 3 ou 4 vezes, até acabar.

Repita isto por 5 vezes.

EXERCÍCIOS 3

Este é um exercício para aprender a controlar o fluxo de ar.

Imagine um pulso constante ou pegue um metrônomo para te ajudar.

Num andamento mais lento, uns 60 bpm, inspire pela boca por 4 pulsos e depois expire também por 4 pulsos.

Faça 3 séries de 5 vezes, sempre com descanso nos intervalos.

Acrescente 1 pulso todas as vezes que você perceber que o exercício se tornou mais fácil. Tente chegar a 8 ou 10 pulsos.

Um alerta: Não crie tensão muscular desnecessária. Busque não soltar o “último gás”. Ao final da expiração, você deve ter sempre uma reserva de ar dentro dos pulmões.

EXERCÍCIO 4

Este último exercício desenvolve a capacidade de armazenamento de ar dentro dos pulmões.

Com a ajuda do metrônomo, você vai inspirar o ar por 4 tempos, segure por 4 tempos e depois soltar por 4 tempos.

Faça 3 séries de 5 vezes, sempre com descanso nos intervalos.

Para aumentar o desafio, acrescente mais 1 pulso a cada etapa até chegar a 8 ou 10 pulsos.

Quanto maior a sua capacidade de inspirar o ar, de reter e de soltá-lo, maior será o armazenamento e domínio que você tem sobre a sua respiração.

CONCLUSÃO

Como você pode perceber, saber respirar corretamente melhora e muito a vida do músico de sopro.

Não é à toa que importantes nomes da pedagogia musical incentivam a prática de exercício de respiração desde o primeiro dia de aula.

Sendo o ar combustível dos instrumentos de sopro, considerar a desenvolver essa técnica, pode determinar o sucesso do aluno ou do músico.

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