A experiência do movimento corporal para uma criança é muito importante para o seu desenvolvimento pleno.
“O corpo fala, cria e aprende com o movimento” (BASEI, 2008).
É através do corpo que a criança aprende e explora o mundo ao seu redor, interagindo e se relacionando com outro e com o meio, ou seja, o movimentar-se é a livre expressão da sua experiência individual, cultural, social e educativa, pois,
As crianças descobrem os próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem-se com outras pessoas, percebam a origem do movimento, expressem sentimentos utilizando a linguagem corporal, localizem-se no espaço, entre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e afetivas (BASEI, 2008).
Diante disso, é impossível conceber uma educação musical sem explorar a experiência do movimento corporal, sendo ela tão inerente a uma criança que busca seu lugar no mundo. Mesmo porque, como diz HALL (1911) é complicado a criança sentir a música sem o movimento, pois já é um belo e atrativo convite à ação.
Logo, será com o corpo que a criança explorará e vivenciará conceitos musicais básicos como pulso, ritmo, melodia, variações de intensidades, duração, acentuação, timbre; tudo isso através de jogos, brincadeiras, movimentos naturais como andar, marchar, saltar, correr, se abaixar, se levantar, de maneira lúdica e criativa, onde cada atividade possa envolver a criança emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, em uma rede intrínseca de som/movimento; e incorporar, interiorizar tais fundamentos.
Portanto, a experiência musical através do corpo a uma criança não é só uma brincadeira muito gostosa, mas uma ferramenta de mudança e transformação do pequeno ser a uma vida futura mais saudável e feliz.
Referencia bibliográfica
BASEI, Andréia Paula. O movimentar-se humano na Educação Infantil: contribuições da Educação Física para o desenvolvimento da criança. In: Revista Digital – Buenos Aires – Ano 13 – N° 125 – Outubro de 2008. (Visualizado dia 13/06/2016 no site: http://www.efdeportes.com/efd125/contribuicoes-da-educacao-fisica-para-o-desenvolvimento-da-crianca.htm)