Tocar um instrumento musical é o sonho de muita gente. Alguns veem a música como uma terapia, um lazer, um momento para desestressar depois de um dia intenso do trabalho. Outros já encaram como uma atividade social, por exemplo, tocar na igreja, participar de uma banda ou orquestra filarmônica. E outros ainda desejam se tornarem profissionais.
Independente do objetivo, não tem outro jeito, só com esforço e dedicação diária, você só será excelente se houver este momento entre o instrumento musical e você.
No entanto, muitas vezes, esse sonho é interrompido por falta de tempo para se dedicar aos estudos. Arranjar tempo para isso, principalmente para quem trabalha o dia inteiro ou tem outros compromissos, é uma tarefa bastante complicada. O que fazer então? Tudo vai depender do resultado que se quer alcançar.
Se pretende ser um músico profissional com certeza deverá dedicar muitas horas do dia praticando.
Se o objetivo é lazer, hobby ou participar de alguma atividade social, meia hora diárias com o instrumento na mão é mais que suficiente para se ter desenvoltura e as habilidades necessárias para tocar bem.
Nesse artigo quero trazer 3 estratégias para quem 30 minutos do seu dia para estudar música.
Agende um dia para si mesmo
Parece simples, mas é muito verdadeiro.
Se a sua agenda está lotada de compromissos e não sobra tempo para realização de seu sonho, Só tem um jeito de resolver isso: INCLUIR ESTE MOMENTO NA SUA AGENDA!
Separe 30 minutos (no mínimo) do seu dia e avise a todos os amigos e familiares que este é o seu compromisso mais importante.
Apenas com essa simples atitude é que você vai conseguir realizar o seu sonho.
Conteúdo em doses homeopáticas
Como já mencionado, estudar 30 minutos por dia é mais que suficientes para tocar bem um instrumento musical. Mas é claro, que esse resultado vai demorar mais para chegar. Mas não se preocupe, se é este o tempo que tem para si, aproveite ao máximo.
Uma boa ideia para otimizar o tempo de estudo é dividir os conteúdos em pequenas partes (ou em pequenas unidades) e distribui-las durante toda a semana. Por exemplo:
- Na segunda-feira você estuda só teoria;
- Na terça é dia de exercícios para destravar os dedos;
- Já na quarta e quinta-feira são os dias para estudar a peça musical da semana;
- Agora na sexta-feira dedique a tocar todas as músicas que já aprendeu e já sabe decor.
- No sábado estude algo novo, um conteúdo aleatório qualquer; e
- Domingo é dia de descanso porque ninguém é de ferro.
Blocos de conteúdos
Outra estratégia para otimizar o tempo e conseguir obter bons resultados, mesmo estudando poucos minutos por dia, é dividir o conteúdo em blocos. Por exemplo, divida 3 conteúdos distintos e os junte em um único bloco.
- Na segunda-feira é dia de estudar teoria;
- Na terça-feira é para exercícios de destravar os dedos; e na
- Quarta-feira estude a música programada à semana.
Repita esse mesmo esquema ao outros dias
- Quinta-feira para teoria;
- Sexta-feira para exercícios; e
- Sábado para música programada.
- Domingo é o dia de descanso.
Repita esse bloco quantas vezes quiser, sempre substituindo algum conteúdo conforme a necessidade.
Conclusão
Com paciência e organização de sua rotina você consegue ajeitar sua agenda para estudar música.
Quanto tempo você estuda por dia? Como é a sua rotina de estudo? Vamos bater um papo a respeito, comentando aqui embaixo.
Um forte abraço!
Obrigado pelas dicas, tentarei me dedicar para conseguir meu objetivo. Muitas vezes não falta tempo, ele (o TEMPO) escorre pelas nossas mãos, temos que ser decisivos e nos comprometer com esse objetivo.
É isso aí, Antônio.
Valeu pelo comentário
Um forte abraço