Imagine esse cenário: você é um instrumentista de sopro que acabou de ser convidado por seu professor a ingressar na banda marcial da sua escola. Você vai ao primeiro ensaio e, num primeiro momento, se encanta com o que vê e com o que ouve: gente novas, mais velhas que você que tocam demais! Ali é o lugar que sempre quis estar. MAS… (incrível que sempre existe um MAS…) nem tudo é como sonho, você fica assustado, não consegue tocar, acompanhar a partitura, não entra na hora certa e logo conclui “aqui não é o meu lugar”.
Se este cenário não é imaginário, mas é real pra você, este artigo vai te dar boas dicas para encarar os ensaios da sua banda de uma maneira menos estressantes, e tenho certeza que rapidinho tudo vai dar certo.
Bem, acredito que você seja iniciante, deve estar entrando agora na banda ou realmente tem pouco tempo de estudo.
Quando a gente toca em grupo, deve pensar 2 coisas:
1- “Não estou sozinho aqui, tem mais gente que tocando junto comigo mesma música”;
2 – Todos da banda devem tocar a mesma música, (kkkk), senão parece a bandinha do Chaves (cada um toca uma valsa diferente)
Parece meio óbvio o que eu disse, mas essa consciência é importante para que dê tudo certo quando se toca em grupo. Logo, você deve prestar atenção em algumas coisas:
1 – Se possível, estude a partitura em casa primeiro. Aqui, a lógica é inicialmente estudar devagar e aumentar aos poucos a velocidade da música. Quando se estuda devagar, você ensina o cérebro e os músculos do seu corpo quais são os pensamentos e os movimentos que deve ter ao tocar a partitura. Com o tempo, você ganha mais fluidez e, no fim acaba decorando a música;
2 – Quando no ensaio junto com o seu naipe, não toque, apenas observe: escute os seus amigos e acompanhe a partitura com os dedos nota por nota. Deste jeito você tem uma referência bacana de qual é o som de cada bolinha desenhada no papel. No fim, estará tocando meio que de ouvido, meio lendo, pois aprendeu o desenho melódico na cabeça e o papel será apenas um suporte pra não se perder. Claro, depois toque! Esta na banda pra tocar e não pra olhar.
3 – Lembra que falei “você não está sozinho, tem outras pessoas tocando junto comigo”? Pois é, aqui talvez é a dica mais importante: não toque com todo gás, ao contrário, toque fraco. Não para atrapalhar os amigos, mas para ouvir o que os amigos estão tocando. Quando tiver em grupo, busque tocar junto com eles. Ainda sim, aqui a ideia é ouvir mais. Se você toca forte não consegue ouvir os companheiros, assim fica complicado. Toque tentando encaixar o seu som com o som deles, toque fraco para ouvir.
Uma vez li que o cérebro emite uma frequência sonora chamada de ritmo alfa. Quando se toca em conjunto é esse ritmo alfa que sincroniza todos os músicos da banda
4 – Toque com a turma só os trechos que vc consegue. Deixa as partes mas difíceis para estudar em casa e tentar no próximo ensaio.
Seguindo estas dicas, você com certeza vai conseguir tocar junto com a galera. Quanto mais se ensaia, mais desenvoltura adquire. Tenho certeza que este sufoco não passará de um mês. Depois disso, tudo vira “mamão com açúcar”.