Olá! Uma coisa que eu adoro fazer é comentar alguns vídeos do Youtube que me provocam de alguma maneira construtiva. Vídeos que vejo que são tolos, nem dou ao trabalho, mas alguns vídeos me prendem atenção e me fazem refletir sobre quem sou, e na medida que isso acontece, sinto-me impelido de escrever textões! (hehehehehehe)
O texto abaixo é um desses textões. O vídeo provocativo falava sobre a Bíblia e o Evangelho. Aliás este é um tema que dia a dia venho me transformando. O que escrevi e publico aqui é o que penso atualmente sobre o assunto. Aliás, como disse, estou nessa “metamorfose ambulante”; e devo dizer que pra melhor.
Quero fazer algumas rápidas considerações:
Um coisa é a Bíblia, outra coisa é o Evangelho. O Evangelho não é Bíblia, Evangelho é vida e vida é o amor.
E deixe-me falar, vc muito bem definiu o Evangelho num outro seu vídeo onde explicou sobre a coletividade, que o homem não é um ser individual, mas social. E pela preservação do BEM MAIOR, o senso de coletividade deveria ser respeitado. Isso é, para mim, uma demonstração do amor de Deus em nós.
A Bíblia por outro lado, realmente tem muitas bizarrices, coisas que não fazem o menor sentido nos dias de hoje. Outras tantas partes delas são figurativas, alegóricas, tão alegóricas quanto o Mito da Caverna de Platão!
Respondendo a sua pergunta sobre se havia humanidade antes de Adão e Eva, Caim e Abel: claro que havia!!!!!! Por isso Caim se encontrou com outros homens.
O escritor e ex-partor presbiteriano Caio Fábio explica que a passagem bíblica de Adão e Eva serem criados do barro é uma alegoria para o primeiro primata com consciência. Portanto, em boa parte do livro de Gênesis é uma alegoria de uma realidade histórica e subjetiva.
Voltando a fala sobre Bíblia x Evangelho, se você levar ao pé da letra tudo o que a Bíblia diz, vc cria uma sociedade maluca, doente, ensandecida. Pois,
1 – O Velho Testamento foi escrita por homens arcaicos, com pedagogias arcaicas, com a ciência do seu tempo, com a política de sua época, com a organização social de sua hora. Logo, fazer uma transposição para os dias atuais é criar uma sociedade do “jesus com arminha na mão”.
2 – Se vc considerar toda a Bíblia (de capa a capa), Jesus se torna apenas mais um dos profeta, juntando-se aos outros no panteão bíblico. Sendo assim, seria Moisés, Davi, Isaias, Jesus, tudo farinha do mesmo saco, colocando Jesus apenas como o profeta da salvação. Ao contrário disso, em Jesus, toda a lei mosaica e seus ensinamentos do velho testamento caíram em obsolescência. Me diga, qual profeta ensina amar o inimigo? Nenhum, apenas o Verbo Encarnado!
Logo, todo ensinamento do Verbo Encarnado é Evangelho. Evangelho é vida e não morte, é amor e não ódio, é partilhar e não reter, é perdão e não amargura, é CONSCIÊNCIA e não alienação, é misericórdia e compaixão e não vingança, é justiça (equidade) e não injustiça (desigualdade). Essa é o verdadeiro ensinamento de Deus, de Jesus (o Verbo Encarnado). Qualquer coisa escrita na Bíblia que não se equiparar a esses princípios é obsoleto, como se fosse um manual antigo de uma tecnologia atrasada.
Ou seja, Evangelho é o BEM MAIOR para o BEM MAIOR (definido por vc em um de seus vídeos)
Pra encerrar. Pode ficar tranquilo, vc tem toda razão DEUS NÃO EXISTE!!! E Nietzsche tinha razão DEUS ESTÁ MORTO!!!!
DEUS NÃO EXISTE PORQUE ELE É! É Espirito e não matéria, logo, alcançado apenas pela fé sincera e consciente do indivíduo, simples assim. Deste modo Deus é pessoal e não impessoal como vc trata no seu vídeo.
DEUS ESTÁ MORTO é o o Deus da religião (do Cristianismo de Constantino – católico e muito mais o evangélico). Já percebeu o esforço que os religiosos de hoje fazem pra provar a existência de Deus? Exatamente porque esse Deus da religião morreu junto com o amor pela humanidade. Muito mais depois das duas grandes Guerras.
Dito tudo isso, Evangelho não é religião (religião é lei que em Jesus está morta, ultrapassada), Evangelho não é Bíblia (no velho testamento tem histórias de profetas matando por vingança), mas Evangelho é vida e sendo vida, qualquer um (ateu, gnóstico, cristão, ubandista, budista, islão, hindu, prostituta, publicano, etc) que a praticar está respeitando e obedecendo a Palavra de Deus mesmo sem ou querer saber.
Sugiro 2 coisas para vc: 1- leia novamente apenas Novo testamento, atentando aos ensinamentos de Jesus e depois as interpretações que Apóstolo São Paulo têm sobre (lembre-se que Paulo é homem e não Deus, portanto ele também fala as suas bobagens, saiba discernir isso) e 2- leia tudo o que o Caio Fábio tenha a dizer, vc vai aprender bastante!
Um forte abraço